2.7.15

Anti(?) Sushi Fest? Ahah


"O “Sushi Fest” é o primeiro festival de sushi da Europa que irá apresentar a sua primeira edição em Oeiras e que consistirá num restaurante temporário de live cooking. Durante 3 dias a promoção do consumo de peixe será a bandeira deste festival que, assim, pretenderá fazer sucesso à custa do sofrimento desnecessário de inúmeros animais aquáticos.

Os peixes são animais que frequentemente são negligenciados na sua dor e no seu direito a não serem explorados. O facto de silenciosamente agonizarem numa morte lenta e dolorosa por asfixia ou serem submetidos a sangramentos, pauladas ou choques térmicos, dificilmente cria empatia nos humanos remetendo-os para o esquecimento. Porém os peixes possuem um sistema nervoso central complexo e sofisticado que, para além de ser biologicamente semelhante ao das aves e de outros animais, partilha também da nossa capacidade de produzir endorfinas (substâncias que induzem sensações de bem-estar e de alívio da dor) devido à presença de neurotransmissores, logicamente evidenciando a pré-determinação do seu sistema para sentir dor. As formas cruéis de assassínio supracitadas são naturalmente físicas mas também psicológicas, sendo fontes de elevado stress emocional. Não somos, portanto, assim tão distintos destes animais. 

A Acção Directa não poderia ficar indiferente ao “Sushi Fest”, apto para servir tortura e morte a 5000 pessoas por dia, resolvendo desta forma encetar um protesto em frente ao referido festival, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal em Oeiras. Por favor estejam connosco e partilhem o evento ao máximo. 

Apelamos à vossa presença em especial pois infelizmente acções de sensibilização em relação a estes animais são raras, o que intensifica a importância desta iniciativa. Lembrem-se que cada um de nós é imprescindível para a mudança que queremos ver na vida de biliões de animais."


Não me vou alongar muito, mas queria que me explicassem uma coisa: estas almas pessoas acreditam que as 5000 pessoal que lá passarão por dia vão provocar a "tortura e morte" de animais por lá irem? Dá-me essa ideia mas, para mim que não percebo nada do assunto, as pessoas que irão consumir peixe iriam consumir produtos de origem animal na mesma, se tivessem noutro sítio qualquer.
A Acção Directa faz-me rir. Eu até conseguiu arranjar argumentos que defendessem alguns dos seus pontos de vista mas eles, aparentemente, não. Escrevem, explicam-se e expressam-se mal, não consigo levar a sério.


Já agora, ninguém se quer juntar a mim numa manifestação para que todas as pessoas que querem tenham oportunidade de ir ao Sushi Fest? :D

7 comentários:

  1. Eu gosto de sushi, de peixe, de carne, de massa, de vegetais e de fruta... O importante é não passar fome ;)

    ResponderEliminar
  2. Very good post dear!!

    Let me know if you'd like us to follow eachother and keep in touch?
    Come visit → PANAMA ASTI


    Have a nice day !

    ResponderEliminar
  3. Tudo em excesso faz mal, o que é demais enjoa... sempre ouvi dizer!
    Estes extremismos são ridículos, qualquer dia não podemos comer nada... Eu não me perco ;D
    Bota amiga, também quero ir!

    ResponderEliminar
  4. Eu por acaso só comi sushi uma vez e até gostei :)
    Beijinho*
    Novo post no blog
    http://andreiiaad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera ir, isso sim! Comia todas as semanas se pudesse haha

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Já estou a imaginá-los na noite de consoada ... Não, não é por causa do bacalhau! É pela rena, a rena que o Pai-Natal explora de forma escravizante, sem horários, sem escrúpulos, incentivando-a ao voo para o qual não foi preparada pela natureza, causando-lhe stress emocional e stress não emocional (e até outros stresses) e, em último caso, levando-a à morte. Quase que não consigo imaginar um homem como o Pai-Natal a servir tortura e morte a milhões de pessoas em todo o mundo. E numa só noite!

    ResponderEliminar