5.6.15

Inspirações, trabalhos e um pedido de ajuda.



Lembram-se disto? Não estava esquecido, mas queria - e continuo a querer - mostrar-vos isto com melhor qualidade. Se alguém me souber explicar como publico isto em condições e sem partilhar noutro lado agradeço :)

____


Agora a ideia!

Quando vi naqueles blogs uma ideia que me agradava pensei em fazer qualquer coisa do género.
A primeira ideia era fazer uma "colecção" de fotos de cores. O  mote para a escolha da cor - pode ser estúpido mas foi a ideia que tive - seria, de cada vez que pintasse as unhas, fotografar coisas nessa cor. Agora que estou a escrever parece-me ainda mais estúpido, mas quando eu pinto as unhas é porque tenho tempo e se tenho tempo para uma tenho tempo para a outra. Muita estupidez, mas toda a lógica para mim xD

No entanto não foi isto que fiz.

Tinha de fazer um trabalho, completamente à minha escolha, para a cadeira de Percepção e Imagem. E foi isto:


Neste vídeo explorei a percepção que as pessoas têm sobre certas cores (ou ausência delas).

Para isso, entrevistei várias pessoas pedindo-lhes que dissessem algumas palavras sobre a cor pedida, podendo ser objectos, sentimentos ou o que mais se lembrassem – não havia respostas certas nem erradas.
Para além disso juntei algumas fotos em que se destacasse a cor pretendida, através de diferentes exemplos.

O que pude concluir é que, ainda que muitas vezes haja palavras que se destacam pela quantidade de vezes que são repetidas, há vários factores que influenciam as respostas.
Por exemplo, a pessoa mais nova que é filmada foi quem deu as respostas mais longas e, por vezes, menos óbvias. Quanto mais velhas, mais curtas as respostas, mostrando também um fiel cumprimento das regras.
Também houve respostas que, fosse a entrevista feita noutra altura, não se verificariam: “Benfica” e “campeão” foram palavras repetidas para o vermelho, mas existem clubes representados por todas (ou quase todas) as cores e campeões também.



Conclui-se assim que as cores são importantes para a nossa percepção sobre o que nos rodeia e que, embora haja sempre uma ideia mais forte expressa por cada uma, a interpretação final é dada por cada um.


Espero que gostem :)
Talvez ainda explore a ideia das fotos, é o que gosto e neste trabalho não pude usar muitas pois o vídeo deveria ter, no máximo, 5 minutos e... pronto, acho que já viram o que aconteceu!

4.6.15

Para quem tem / conhece / é responsável por crianças, mas para todos também!


Conheci esta iniciativa o ano passado, quando a escola da minha irmã pediu uma pulseira para cada menino antes das idas à praia.

Se bem me lembro, e se for igual ao ano passado, a pulseira tem uma chapinha com um código ao qual está associado o contacto dos pais (ou responsáveis). Se a criança se perder - em Portugal ou em qualquer lugar da Europa - quem a encontrar deve ligar para o 112, explicar a situação e dar o código, para que se possa estabelecer o contacto. A minha criança estava bem ensinada e sabia estes passos todos - é importante pois acredito que muita gente não faça ideia que isto exista.

Espero que não precisem nem sejam confrontados com estes casos, mas fica dito :)

As pulseiras pedem-se aqui e penso que este ano têm de ser levantadas na esquadra mais próxima, juntamente com a criança para que sejam activadas - o ano passado dava para activar on-line, mas cerca de 10 a 20 mil pulseiras não foram activadas, o que é o mesmo que não ter nada :( E vi agora que funcionam em toda a Europa.

Partilhem a informação com todos os pais que conheçam, podem poupar tantas preocupações!