25.1.16

Presidenciais 2016

Gastei cerca de 25€ para poder ir até ao meu local de residência votar.
Não, não foi uma ida de fim-de-semana normal. Não pude ir na sexta, como normalmente, fui apenas no sábado quando tinha apenas um assunto pendente na Covilhã - uma reunião hoje. Mas também nunca pensei agir de outra forma.
No fim - não sei porque é que ainda me admiro - 51,16% de abstenção! Estariam todos estes deslocados..? Não sei como é que alguém deita fora um direito tão fundamental como este. Para mim é um privilégio poder votar - não no sentido de capricho, mas sim por ser sinónimo de liberdade. Alguém me explica como é que alguém pensa "Tenho mais que fazer, não voto"? Ou é aquele pensamento "Não gosto de nenhum, são todos uma m%$&#"? É que para isso existe o voto branco... Para todos estes acho que deveria haver sanções - perda de regalias sociais, multas... Qualquer coisa que mude os números!
Por outro lado também me chateiam as burocracias para quem não pode comparecer às urnas. A falta de acessos e as complicações para quem se encontra longe, por exemplo, são assuntos que, para mim, não têm desculpa de, nos dias de hoje, acontecerem. Inventam tanta coisa, com certeza que não será impossível inventarem um sistema que resolva isto. É que eu fui votar, mas ter-me-ia dado tanto, tanto jeito não ter de "ir".




4 comentários:

  1. À semelhança de anos anteriores, também este ano fui membro de uma mesa de voto. E o que tenho a dizer, acaba por ser ridículo... As pessoas com mais idade são os que mais vão votar, mesmo quem se desloca em cadeira de rodas, mesmo que está, atualmente em tratamento no IPO, enquanto que os jovens, aqueles que têm de emigrar, os que não têm emprego, mas que ao mesmo tempo são, mais saudáveis, mais independentes fisicamente, pura e simplesmente, NÂO VÂO. Se na minha mesa a abstenção rondou os 50%, na mesa dos mais jovens, ficou muito perto dos 70%. Dá que pensar...

    ResponderEliminar
  2. É um assunto muito complicado, eu também gosto de ir votar porque sei que as mulheres lutaram muito para ter este direito contudo, entendo que há quem pense que não faz sentido ir porque "são todos iguais". Mas, a verdade, é que o voto dessas pessoas podia fazer toda a diferença.

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  3. OI!!
    Sabe que por mim eu nem votava.... acho chatinho a bessa e o meu ou é nulo ou branco, era melhor eu nem ir neh... fazer o q...
    beijocas

    Post Novo!

    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    Instagram: @caauuziinhaa (Claudia Victória)
    Página: http://www.designclaudinha.xpg.com.br
    Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/claudiavictoria79

    ResponderEliminar
  4. Também fui e não me apetecia nada. Tinha feito noite e iria fazer novamente, mas não pude deixar de ir.

    ResponderEliminar