27.10.16

Wieliczka | As Minas de Sal

No último fim-de-semana andei em modo turista. Com o meu namorado pela primeira vez cá não poderia ser de outra maneira! Indecisos entre as Minas de Sal e Auschwitz, optámos pela primeira opção (apenas porque ele vai voltar).

 

As Minas de Sal - ainda em funcionamento - têm 3 níveis abertos ao público e são património cultural e natural da UNESCO. Boa introdução, não? Pois, mas não foi, de todo, o meu sítio preferido. As minhas expectativas podem não ter ajudado - a guia também não! - mas é um sítio que aconselho apenas em visitas com tempo para tudo.

A visita começa com uma descida de 64 metros... por escadas!


Sal, sal, sal - em tudo, em todo o lado! Aqui é um pormenor de uma parede que somos convidados a provar. Confesso que o ritual saliva no dedo-dedo na parede-dedo na boca me enojou um pouco, mas como não tenciono voltar tinha de experimentar tudo! O sal marinho é beeem melhor...


Uma das muitas estátuas - todas construídas por mineiros - que podemos encontrar.


O momento WOOOW! É uma igreja toda feita em... sal, óbvio.


Um mural da igreja.


Lagos, há lagos lá dentro! Também gostei desta parte, se bem que já ia demasiado cansada e entediada graças à guia...

 


Dicas práticas:

  • Se estiverem em Cracóvia verão 1000 empresas de excursões a oferecer-vos pacotes de visitas, mas podem ir facilmente sozinhos de comboio até Wieliczka (estação terminal, zero probabilidade de enganos), 5 minutos (se tanto) a pé e estão lá - e com mais 10€ no bolso.
  • A visita é guiada saindo, pelo menos, de hora em hora.
  • Não levem roupa a mais, as minas - ao contrário do que imaginei - não são frias.
  • Para tirar fotos é necessário pagar. Eu pago sempre porque adoro registar tudo, mas caso não sejam assim este não é, de todo, um bom sítio para fotos.
  • Roupa e calçado confortável. Parece óbvio, mas nem sempre acordamos em modo prático e eu acho que para descer 64 metros degrau a degrau convém. Não é preciso subir tudo a seguir, caaaalma!
  • No interior há diversas lojas de souvenirs, de snacks e um restaurante, mas também encontram tudo isto à porta, é escolher.
  • Não se deixem, como eu, traumatizar pelos 64 metros e 5429 degraus!

 

Uma visita gira, aconselho se puderem porque conhecer lugares novos nunca é demais... Mas ainda tenho muito mais e mais giro para vos mostrar :)

6 comentários:

  1. É pena teres ficado desiludida porque parece um local bem bonito.
    Agora quanto a provar a parede, acho que também me ia fazer um bocado de confusão xD

    ResponderEliminar
  2. Aparenta ser um local muito bonito. Haveria entre os mineiros verdadeiros artistas, pois as esculturas são lindíssimas.

    ResponderEliminar
  3. Demais!! Deve ser um local lindissimo!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar