5.6.15

Inspirações, trabalhos e um pedido de ajuda.



Lembram-se disto? Não estava esquecido, mas queria - e continuo a querer - mostrar-vos isto com melhor qualidade. Se alguém me souber explicar como publico isto em condições e sem partilhar noutro lado agradeço :)

____


Agora a ideia!

Quando vi naqueles blogs uma ideia que me agradava pensei em fazer qualquer coisa do género.
A primeira ideia era fazer uma "colecção" de fotos de cores. O  mote para a escolha da cor - pode ser estúpido mas foi a ideia que tive - seria, de cada vez que pintasse as unhas, fotografar coisas nessa cor. Agora que estou a escrever parece-me ainda mais estúpido, mas quando eu pinto as unhas é porque tenho tempo e se tenho tempo para uma tenho tempo para a outra. Muita estupidez, mas toda a lógica para mim xD

No entanto não foi isto que fiz.

Tinha de fazer um trabalho, completamente à minha escolha, para a cadeira de Percepção e Imagem. E foi isto:


Neste vídeo explorei a percepção que as pessoas têm sobre certas cores (ou ausência delas).

Para isso, entrevistei várias pessoas pedindo-lhes que dissessem algumas palavras sobre a cor pedida, podendo ser objectos, sentimentos ou o que mais se lembrassem – não havia respostas certas nem erradas.
Para além disso juntei algumas fotos em que se destacasse a cor pretendida, através de diferentes exemplos.

O que pude concluir é que, ainda que muitas vezes haja palavras que se destacam pela quantidade de vezes que são repetidas, há vários factores que influenciam as respostas.
Por exemplo, a pessoa mais nova que é filmada foi quem deu as respostas mais longas e, por vezes, menos óbvias. Quanto mais velhas, mais curtas as respostas, mostrando também um fiel cumprimento das regras.
Também houve respostas que, fosse a entrevista feita noutra altura, não se verificariam: “Benfica” e “campeão” foram palavras repetidas para o vermelho, mas existem clubes representados por todas (ou quase todas) as cores e campeões também.



Conclui-se assim que as cores são importantes para a nossa percepção sobre o que nos rodeia e que, embora haja sempre uma ideia mais forte expressa por cada uma, a interpretação final é dada por cada um.


Espero que gostem :)
Talvez ainda explore a ideia das fotos, é o que gosto e neste trabalho não pude usar muitas pois o vídeo deveria ter, no máximo, 5 minutos e... pronto, acho que já viram o que aconteceu!

8 comentários:

  1. Ficou um trabalho mesmo giro :) É engraçado ver que a algumas pessoas ocorre-lhes a mesma coisa e que a mim nem me passaria pela cabeça, tipo a do algodão doce!

    r: Tinha que ser algo que combinasse com o outfit, tendo em conta que ainda tinha o evento que me levou a Lisboa pela frente :p Era isso ou tinha de comprar um outfit inteiro xD

    ehehe

    Nuxe giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo trabalho! Os entrevistados são os melhores do mundo ;)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tinha visto esta preciosidade! Muito bem xD
    Este trabalho não dava para ser só em 5min... A prof deve ter percebido

    ps: a rapariga da camisa às riscas é mesmo gira aha

    ResponderEliminar
  4. Gostei do conceito do vídeo! Além da percepção ser diferente, acredito que cada um vê tons diferentes nas cores :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Tu percebeste onde queria chegar... :P E fico muito grato pelo feeback :')

    Gostei imenso do conceito do trabalho e até mesmo do vídeo. Só mostra que cada um é como cada qual. Incrível :D

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar