5.11.18

Mss Kitchen #17 | O Melhor Risotto De Sempre!

Adoro risotto e o meu preferido é o cozinhado por mim - sim, assim sem modéstia!

Risotto

O importante é aprender a fazer a base - a proporção caldo/arroz e a maneira como estes se envolvem é tudo - depois disso é inventar.
Tive a sorte de acertar à primeira e, atualmente, embora não seja uma receita que eu faça de forma totalmente intuitiva, já consigo ajustar quantidades e dar aquele toque final sempre que necessário.
Ainda assim, apontei tudo para poder partilhar com vocês!

Ingredientes p/ 4 pessoas
600gr de cogumelos (usei brancos, marron e shitake)
600gr de arroz próprio para risotto (arbóreo, por exemplo)
2 litros de água
1 cebola
2 dentes de alho
Sal
Pimenta Caiena
Azeite
Manteiga
Parmesão

Modo de preparação
Colocar num tacho a água, sal q.b. e pimenta caiena - eu coloquei uma colher de sopa de pimenta e o sal vou provando ara acertar. Quando ferver juntar os cogumelos previamente lavados e laminados, deixar ferver mais 5 minutos e desligar.
Noutro tacho, onde caibam todos os ingredientes e tenha espaço para os mexer à vontade, refogar em azeite e manteiga (quantidades iguais, cerca de uma colher de sopa de cada) a cebola e o alho picados e, de seguida, juntar o arroz e fritar até começar a ficar translúcido.
Agora começa a parte mais chata!
Aos poucos, começar a juntar lentamente a água de cozer os cogumelos, mexendo ao mesmo tempo. Para isto, costumo usar uma concha de sopa e adiciono uma de cada vez - adicionar, mexer, repetir quando a água evaporar.
Quando a água acabar é suposto o arroz estar no ponto, mas é sempre bom verificar. Se ainda estiver rijo, juntar um pouco de água quente e retificar os temperos.
Por fim, já com o fogão desligad, juntar os cogumelos, parmesão ralado a gosto (prefiro por pouco e deixar que cada pessoa acrescente como preferir) e envolver bem.

Risotto

Este é um prato que aconselho para os dias frios - é aconchegante, muito calórico e mais difícil de cozinhar nos dias quentes pela logística do pôr-caldo-mexer-pôr-caldo-mexer - e, por isso, uma ótima sugestão para o vosso jantar!
Para além disso, dá para fazer inúmeras combinações - este é vegetariano e das minhas versões preferidas, mas também gosto muito com bacalhau, por exemplo...

Gostam de risotto? Partilhem comigo as vossas dicas!
 
&

3 comentários: