28.8.19

5 Maneiras De Evitares A Desflorestação Da Amazónia

As notícias sobre a Amazónia estão na ordem do dia e, infelizmente, por razões bem tristes.

Maneiras
[Imagens: Reuters]

O pulmão do mundo está a arder há semanas e este não é um problema só deles, é de todos nós!

Mas afinal de contas o que podemos fazer?


Não podemos ir lá apagar o fogo e muito menos prender quem os provocou - ou quem não está a fazer nada para os parar - mas, para quem está atento às notícias, acho que são já bastante óbvios os interesses económicos por trás de tudo isto. Apesar disso há maneiras de, à distância, nos manifestarmos contra esta inércia que se tem visto, tentando evitar que este cenário se repita e que, um dia, a Amazónia não seja mais do que uma memória!

Maneiras


Maneiras

1. Não comprar carne proveniente da região da Amazónia

Estima-se que a maior causa dos incêndios é a vontade de fazer crescer as fazendas de criação de carne.
Não é preciso explicar mais, certo?

2. Não comprar produtos com óleo de palma 

Há muito que se fala que a extração de óleo de palma é uma das maiores causas da desflorestação da Amazónia e culpada da destruição de muitos habitats. Sempre que possível opta por opções provenientes de agricultura sustentável ou evita de todo - é a melhor maneira de garantir que não contribuímos para este crime ambiental.
Ah, e se pensas que não consomes óleo de palma é pouco provável que isso seja verdade, pois é um ingrediente presente em inúmeros produtos processados, como bolachas e chocolates, por exemplo.

3. Fazer uma doação

Se decidires ajudar por esta via, aconselho que pesquises bem e escolhas uma organização que te transmita confiança e com a qual te identifiques. Há, por exemplo, a Rainforest e a WWF, mais vocacionadas para a proteção da fauna e flora, mas também outras como a Amazon Watch, que trabalha para proteger os direitos dos indígenas.

4. Assinar petições

Há várias e é aquela ajuda que não custa nada dar!
Eu encontrei estas: WWF (que eu não consegui assinar porque está a dar um erro no código postal, se alguém conseguir diga-me como, por favor); GreenPeaceChange.org e, por último, uma portuguesa, do Partido Livre.

5. Partilhar informação

Ninguém salva o mundo a partilhar coisas nas redes sociais, mas se esta publicação fizer com que uma pessoa cumpra um destes pontos já está a ajudar!
Partilhem este post ou qualquer outra informação que considerem útil, pode não ser o suficiente mas é das maneiras mais rápidas e fáceis de contribuir.

Maneiras

Acho que não temos de ser radicais, mas se nos formos lembrando - e cumprindo, claro - algumas destas maneiras de evitar a desflorestação da Amazónia vamos tornar o mundo num lugar um bocadinho melhor!
 
&

2 comentários:

  1. Confesso, mas inconscientemente, faço quase tudo iaal sem dar por ela.. Também já comecei a assinar petições. É muito triste o que está a acontecer...
    Já estou a seguir!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar
  2. Felizmente já não como mais nenhum tipo de carne há alguns anos e sei que ainda há muito pra eu fazer e rever dos meus próprios hábitos, mas já me sinto dessa forma muito bem, e também acho que partilhar informações é fundamental, por isso faço isso no meu blog. Um abraço daqui do Brasil.

    ResponderEliminar