26.9.19

Greta Thunberg | O Problema Ou A Solução?

Quer se admire ou não, quer se conheça bem ou mal, Greta Thunberg está na ordem do dia!

Greta

A jovem ativista sueca discursou na Cimeira do Clima da ONU e pôs o mundo a falar dela. A falar tanto que, na verdade, acho que não vou acrescentar nada de novo, mas todo este buzz mexeu-me com os nervos de uma maneira que não consigo evitar partilhar o que penso.

Em primeiro, Greta tem 16 - DEZASSEIS! - anos e, provavelmente, já pôs mais pessoas a pensar do que toda a gente que a critica junta. É manipulada? É uma marioneta nas mãos dos pais? Não sei. Sei que, independentemente disso, não se consegue pôr qualquer jovem (ou adulto até) a fazer o que ela faz.

Não é de louvar?


Também se fala muito da falta de rigor científico no seu discurso.
Já li que nem os piores relatórios apontam um futuro tão trágico quanto ela o pinta, mas não são as alterações climáticas uma realidade? E não deviam ser uma verdadeira preocupação?

Independentemente de atingirmos um ponto sem retorno daqui a 50 ou 500 anos, não nos devemos preocupar já?


"Ah, mas ela devia estar na escola!"
Este argumento, para mim, é priceless. Quem é que nunca faltou a uma aula por causas menos nobres que atire a primeira pedra! Eu sei que vivemos formatados para os estudos, mas isso não é tudo e, no caso dela, acho que é fácil de ver que neste momento já tem uma experiência de vida super enriquecedora e capaz de lhe abrir inúmeras portas.

Por último, aquilo que mais me irrita e que mostra que a idade não é sinónimo de maturidade: o gozo que sofre pelas suas expressões faciais e maneira levemente agressiva com que se expressa!
Greta Thunberg é portadora do Síndrome de Asperger e estes são alguns dos sinais desse síndrome.
Então e o que é que metade dos adultos do mundo, inclusivamente um tão conhecido quanto parvo (Donald Trump, para que não restem dúvidas) decidem fazer? Gozar.

GOZAR!


E é isto.
Assobiar para o lado, gozar e, daqui a uns anos, dizer coisas como "esta juventude está perdida" ou "meu deus, como é que o mundo está neste estado"...

Greta

Se a Greta Thunberg será um problema ou uma solução para a crise climática eu não sei, mas que, na minha opinião, a sua contribuição é francamente positiva, mais que não seja por pôr o assunto na ordem do dia, disso não tenho dúvidas!
 
&

5 comentários:

  1. O futuro está nas mãos dos jovens!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não estou dentro do assunto mas vou pesquisar no entanto é de louvar a atitude dela porque já percebi com este teu post que ela luta por algo que nós não lutamos e é verdade. Nós falamos mas não fazemos grande coisa ou nada para mudar e ela está lá a dar a voz!!

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo contigo! Eu nem sabia da existência dessa menina até sua fala na ONU, e não sei exatamente quem ela é e nem de suas ligações, mas o assunto sendo colocado na ordem do dia é, sim, positivo, é fundamental, na verdade. Um abraço.

    ResponderEliminar