11.6.18

Tradições | Conhecer Um Pouco Da Bulgária Na Covilhã

Conhecer mais sobre um país, nomeadamente as suas tradições, é, para mim, uma forma de viajar!

Tradições

Há cerca de 3 meses, sem que nada o fizesse prever, conheci uma tradição da Bulgária e adorei...

[Vou contextualizar: eu vivia com uma portuguesa, uma brasileira, duas búlgaras e duas polacas.
Agora que penso, já vivi com pessoas de muiiitas nacionalidades diferentes!]

Ora bem, voltando à história... No dia 1 de março tinha acabado de chegar a casa com a minha amiga portuguesa quando uma das búlgaras - a que conheço há menos tempo! - veio ter connosco e disse que nos queria dar uma coisa.
Essa coisa é a pulseira que mostro nas fotos e que, segundo ela (e segundo aquilo que consegui perceber) é trocada entre família e amigos todos os anos, no primeiro dia de março, que chegam a acumular pulseiras até encher os braços!

Tradições

Top | Rosegal
Quimono | mercado local
Relógio | Casio
Óculos de sol | Police
Anel | loja local em Marrocos

A pulseira - martenitsa - é símbolo da saúde e felicidade. Enquanto a amarram no nosso pulso devemos pedir um desejo e, assim que as árvores começarem a florir, devemos amarrá-la a uma. Nunca tive tão ansiosa pela chegada da primavera!

A parte da felicidade resulta mesmo - fiquei super feliz com o gesto dela :)

Entretanto as árvores floriram, as flores viraram fruto... e só agora tratei de amarrar a pulseira a uma. Este tempo maluco estragou-me os planos e acabei por não conseguir encontrar a árvore perfeita mas, finalmente, missão cumprida!

Tradições

Pelo que percebi (pelos instastories da minha colega de casa brasileira, confesso) esta tradição chama-se "Baba Marta" e que, significa algo como "Avó de Março" - espero não estar a dizer nenhuma asneira! Supostamente, ela deveria levar o frio de inverno e trazer a primavera, mas acho que falhou algo este ano... Se alguém souber mais pode continuar a história nos comentários.

Tradições

Que tradições costumam cumprir, portuguesas ou não? Contem-me tudo!




4 comentários:

  1. Não conhecia, mas é sem dúvida uma tradição muito bonita e simples.

    ResponderEliminar
  2. Oh não conhecia de todo, mas deliciei-me com uma tradição tão mas tão bonita!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Uma linda tradição, como tantas outras. Mas é curioso conhecer outras culturas.

    ResponderEliminar