Festivais, férias low cost, amor pela natureza... acampar é um clássico de verão, seja por que razão for!
Eu confesso que, embora adore o conforto de um hotel, também gosto muito de acampar.
Este ano voltei a fazê-lo e, por isso, decidi partilhar com vocês as minhas dicas para que tudo corra bem!
["conseguir sobreviver" pode ser um exagero, vá]
1. Descanso
Esta é aquela coisa que facilmente me pode fazer arrepender de ter ido acampar. Eu tenho um sono complicado e dormir numa tenda nem sempre é fácil - quem é como eu vai perceber!
Para minimizar isto escolham uma boa tenda (com dois "tecidos", nunca das outras), levem colchão (se tiverem possibilidade aconselho daqueles tripartidos - dois por pessoa é o ideal - ou então dos insufláveis altos - também são confortáveis e ocupam menos espaço), almofada (eu levo a de casa #noshame, mas se não forem tão esquisitos as insufláveis também desenrascam), saco-cama e umas mantas (aquelas polares finas são ótimas para a ocasião).
2. Higiene pessoal
Toda a gente (faz de conta, vá) sabe tratar da sua, mas a acampar até isto se pode tornar complicado.
Uma toalha de microfibra, embora não seja muito confortável, dá bastante jeito pois é compacta e seca rapidamente. Para transportar os produtos escolham um saco ou necessaire que dê para pendurar (aqueles com um gancho são os melhores para isto).
Levem também papel higiénico (são raros os parques que dão) e toalhitas para qualquer eventualidade. Não costumo usar, mas um repelente também pode ser uma boa ideia...
Chinelos tipo Havaianas são INDISPENSÁVEIS - dão para o banho, para a praia e limpam-se facilmente - nunca, mas mesmo nunca, se esqueçam deste item!
3. Alimentação
Vão ao restaurante. De nada.
Brincadeirinhaaaaa! Adoro as refeições feitas no campismo. Claro que se chover ou fizer muito vento pode-se tornar desagradável - ou até impossível - mas vamos partir do princípio que isso não vai acontecer.
Primeiro pesquisem as regras do local e os equipamentos que oferece. NUNCA façam fogo em locais não autorizados!
Se forem para um local que o permita, levem uma churrasqueira (ou apenas as grelhas, se o parque providenciar isso) e uma daquelas minibotijas de gás. Ou então comprem pão na padaria mas próxima que já ninguém morre à fome - mas eu dispenso essa alimentação por muitos dias seguidos!
Uma mesa e cadeiras (daquelas dobráveis) e uma manta também dão imenso jeito. Se optarem pela opção "comida a sério" não se esqueçam dos pratos e talheres (eu opto pelos de plástico reutilizáveis) e, em qualquer uma delas, dos copos e daquelas coisas mais básicas (uma faca melhorzinha, guardanapos, coisas para lavar a loiça...).
4. Bagagem
Uma tenda não é uma casa e nem sequer um quarto. É pequena, baixa e, por vezes, insuficiente para tudo...
Um clássico do campismo são as mochilas! Se acharem que é suficiente para o que querem precisam de levar, escolham uma com bons apoios nos braços e costas, acreditem que faz a diferença. Se preferirem e puderem levar um trolley, escolham um que caiba dentro da tenda - ninguém quer deixar as coisas ao relento ou fazer piscinas entre o carro e a tenda todos os dias!
5. Espírito
Não é a vossa casa, não é um hotel, não é melhor nem pior - é diferente! Entrem no espírito do campismo e desfrutem do contato com a natureza...
Um dos truques que utilizo, seja quando vou acampar ou noutra ocasião qualquer, é rever mentalmente tudo o que vou fazer e o que preciso para cada coisa, isso ajuda-me a que não me falte nada.
Costumam acampar? Juntavam alguma coisa à minha lista?
Deixem-me as vossas dicas também!
&