8.3.19

A Rapariga Dinamarquesa | Must-read #2

Shame on me! Um ano para ler A Rapariga Dinamarquesa... isto depois de já ter o livro em casa há outro ano.



Admito que não tenho lido tanto quanto o desejado - como podem ver por esta rubrica - mas estou a tentar disciplinar-me. O que interessa saber é:

Valeu ou não a pena?

Sim, muito! Comprem e leiam, só não demorem tanto tempo como eu que o livro não merece!


Tudo começa com um simples pedido. A modelo que Greta está a pintar cancelou a sessão agendada, na altura em que faltam apenas alguns pormenores para a conclusão do quadro. A pintora pergunta então ao marido se se importa de calçar umas meias e sapatos de senhora por alguns momentos, para ela poder finalizar os últimos detalhes.

Este pequeno favor irá trazer consigo uma série de transformações à vida de Einar, que descobre em si uma identidade até então desconhecida. Com elas, começa uma das mais apaixonantes e invulgares histórias de amor do século XX.


O livro é inspirado numa história real - a história de Lili Elbe, que nasceu como Einar Wegener e que foi a primeira transexual submetida a cirurgias de mudança de sexo.

Como é que é possível que cerca de 100 ano depois do primeiro caso - cirúrgico e conhecido, pelo menos - de transexualidade ainda haja tanto preconceito?


Mais, como é que é possível que tanta gente se incomode com coisas que não afectam as suas vidas? Como é que ainda há tanta intolerância e discriminação?


Não consigo tocar nestas temáticas sem me exaltar. Não faço parte de nenhuma minoria nem grupo discriminado, mas o preconceito é algo que mexe verdadeiramente comigo.

Rapariga

O livro é bastante interessante e a escrita é fácil e leve, apesar da história que retrata.
Há bastantes descrições mas não são maçadoras. Fazem sonhar, imaginar todos os pormenores... para mim, grande parte da magia do livro está nos pormenores descritos - os quadros, as paisagens, as cidades e casas onde moraram e até os barulhos!
Todo o desenrolar da história foi para mim, de certa forma, mágico, pela época em que acontece.

Claro que é um livro que aconselho, acho que já nem era preciso dizer!


Leiam A Rapariga Dinamarquesa e partilhem a história com aquela pessoa que ainda não sabe aceitar diferenças 

&#38

5 comentários:

  1. Também já me acontecer demorar tanto para ler um livro e não aconselho! Já tinha ouvido falar mas nem li o livro nem vi o filme mas vou colocar na lista :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu vi o filme e adorei! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  3. Não lemos o livro, mas vimos o filme e facilmente se tornou dos nossos favoritos. Está esplêndido!

    ResponderEliminar
  4. Abriste-me o apetite para ler o livro...

    ResponderEliminar
  5. Nunca li este livro mas, já tive a oportunidade de ver o filme e gostei!!

    Blog: https://na-outramargem.blogspot.com/

    ResponderEliminar