Quer se admire ou não, quer se conheça bem ou mal, Greta Thunberg está na ordem do dia!
A jovem ativista sueca discursou na Cimeira do Clima da ONU e pôs o mundo a falar dela. A falar tanto que, na verdade, acho que não vou acrescentar nada de novo, mas todo este buzz mexeu-me com os nervos de uma maneira que não consigo evitar partilhar o que penso.
Em primeiro, Greta tem 16 - DEZASSEIS! - anos e, provavelmente, já pôs mais pessoas a pensar do que toda a gente que a critica junta. É manipulada? É uma marioneta nas mãos dos pais? Não sei. Sei que, independentemente disso, não se consegue pôr qualquer jovem (ou adulto até) a fazer o que ela faz.
Não é de louvar?
Também se fala muito da falta de rigor científico no seu discurso.
Já li que nem os piores relatórios apontam um futuro tão trágico quanto ela o pinta, mas não são as alterações climáticas uma realidade? E não deviam ser uma verdadeira preocupação?
Independentemente de atingirmos um ponto sem retorno daqui a 50 ou 500 anos, não nos devemos preocupar já?
"Ah, mas ela devia estar na escola!"
Este argumento, para mim, é priceless. Quem é que nunca faltou a uma aula por causas menos nobres que atire a primeira pedra! Eu sei que vivemos formatados para os estudos, mas isso não é tudo e, no caso dela, acho que é fácil de ver que neste momento já tem uma experiência de vida super enriquecedora e capaz de lhe abrir inúmeras portas.
Por último, aquilo que mais me irrita e que mostra que a idade não é sinónimo de maturidade: o gozo que sofre pelas suas expressões faciais e maneira levemente agressiva com que se expressa!
Greta Thunberg é portadora do Síndrome de Asperger e estes são alguns dos sinais desse síndrome.
Então e o que é que metade dos adultos do mundo, inclusivamente um tão conhecido quanto parvo (Donald Trump, para que não restem dúvidas) decidem fazer? Gozar.
GOZAR!
E é isto.
Assobiar para o lado, gozar e, daqui a uns anos, dizer coisas como "esta juventude está perdida" ou "meu deus, como é que o mundo está neste estado"...
Se a Greta Thunberg será um problema ou uma solução para a crise climática eu não sei, mas que, na minha opinião, a sua contribuição é francamente positiva, mais que não seja por pôr o assunto na ordem do dia, disso não tenho dúvidas!
&